Muito antes da "invenção" da escrita, a imagem, gravada em pedras e ossos, era um meio de linguagem. Será que estamos indo de volta a esse passado? Estamos a caminho do fim da escrita? Esse questionamento surge a partir da premissa de que cada vez mais a comunicação está sendo enviada/registrada por meio de fotos, vídeos e voz. A seguir, um indício desse movimento: vejam a matéria publicada no Meio & Mensagem sobre como o MasterCard retirou a escrita da sua identidade visual.
"De 1996 até 2016, a marca Mastercard permaneceu sem qualquer alteração. Agora, porém, após três anos de uma repaginação que deixou o visual mais limpo, a empresa resolveu fazer uma nova mudança.
A partir deste ano, a companhia removerá a assinatura de seu logo. Os círculos vermelhos e amarelos entrelaçados aparecerão sozinhos em todos os cartões que utilizam o nome da empresa, na indicação das bandeiras aceitas em estabelecimentos comerciais nos mundos físico e digital e, também, em seus principais patrocínios.
Segundo o departamento de marketing da Mastercard, a intenção é deixar o novo design mais moderno, flexível, com maior sinergia com o mundo digital, além de representar mais fortemente a identidade visual e colocar a empresa entre uma das poucas marcas universalmente reconhecidas apenas por um símbolo.
“Com mais de 80% das pessoas reconhecendo espontaneamente o símbolo sem a palavra ‘Mastercard’, sentimos que estamos preparados para dar o próximo passo na evolução de nossa marca”, afirma Raja Rajamannar, diretor de marketing e comunicação da Mastercard.
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