BLOGELLERA

De onde vem a “autoridade” dos Influenciadores?

Dica de leitura para quem quer compreender os bastidores da nossa sociedade!


Os influenciadores trabalham dentro de fronteiras restritas.

Isso significa que podemos perguntar: qual o fundamento de sua autoridade?

Um programa de televisão sobre gastronomia pressupõe a existência de algo que o antecede, a gastronomia.

A autoridade de um chef fundamenta-se em um saber historicamente estabelecido. Ela independe de seguidores. Mas o reconhecimento dos influenciadores é de outra natureza: depende de sua posição na rede, de engajamento e de visibilidade.

Nos neoformadores de opinião (o neologismo é meu...) a interatividade é fruto da tecnologia do meio (olha McLuhan aí... “o meio é a mensagem”) utilizado.


Há uma valorização das relações pessoais, uma espécie de exasperação do eu. Tudo é muito rápido, não há tempo para reflexão, menos ainda para o tédio.


Nesta dica de leitura, Juremir Machado apresenta um diagnóstico da questão sociedade-mídia nos tempos atuais. Tanto a mídia, quanto a constituição social são, aí, atravessados por práticas, processos midiáticos e dualidades.



Nesse sentido, trata-se de uma leitura indispensável para quem quer entender um pouco a respeito das relações entre marcas e audiências.


Falando em audiência, já viu a ciber-lojinha da Ellera?


Tudo o que vendemos vem com um qr code, o qual direciona para um conteúdo que pode ser útil para você.


Desde fundamentos de experiência do Usuário, passando pelo Design Thinking, até Treinos para Condicionamento Físico. Não temos limites ou preconceitos com temas.


Estamos começando com uma camiseta de UX que acompanha um E-book sobre o assunto.

Ciber-lojinha da Ellera


Bica lá e comente aê se curtiu!