top of page

BLOGELLERA

Quem inventou a escrita foi um contador!

O mundo da escrita nos conduz a uma viagem maravilhosa pelo tempo e pelo globo, por meio de dezesseis textos fundamentais, selecionados dentre 4 mil anos de literatura mundial.



É assim que conhecemos a sra. Murasaki, autora do primeiro grande romance da história universal; as aventuras de Miguel de Cervantes ao enfrentar piratas ― tanto os que atuam no mar como os literários ―; e os artesãos da linguagem do épico oral Sundiata na África Ocidental.

Também aprendemos como Goethe descobriu a literatura mundial na Sicília, passamos mil e uma noites com Sherazade, acompanhamos a difusão do Manifesto Comunista e a batalha dos livros na América espanhola.

Para contar toda essa trajetória, Martin Puchner trata tanto da narrativa quanto da evolução das tecnologias criativas ― o alfabeto, o papel, o códice, a impressão ―, que formaram pessoas, comércios e hábitos.


A literatura, em suma, moldou nosso mundo, um espaço a partir do qual conversamos rotineiramente com vozes do passado e imaginamos que podemos nos dirigir aos leitores do futuro. “Sapiens para fanáticos por livros” ― The Bookseller


“Leitura indispensável para entender por que lemos.” ― Margaret Atwood


“Este livro não é apenas uma exuberante demonstração da importância da literatura para a cultura humana, mas também uma grande história de aventura ― uma história de cartas e de foguetes; de impiedosos conquistadores, elegantes damas da corte e empreendedores de classe média; do desejo de poder e do sonho de liberdade.” ― Stephen Greenblatt




Comments


Ícone do WhatsApp
bottom of page