BLOGELLERA

O que Waze nos diz sobre Figital?


O Figital, a fusão entre o digital e o físico, permeada pela convivência social (real e virtual) só cresce no mundo.



O avanço da vacinação no Brasil e a queda do número de casos de Covid-19 têm criado um espírito de recomeço. Os brasileiros estão voltando a flertar com a rotina social, a vida na rua, e têm feito compras mais frequentes em lojas físicas.

Nesse cenário, os números mostram como o Figital vem se consolidando com grande velocidade.


Alguns números de navegação no Waze:

  • 32,1% de alta nas navegações do para salão de beleza.

  • 22,4% de alta nas navegações do para o varejo em geral.

  • 14,4% de alta nas navegações para restaurantes.

(Fonte: Google Ipsos COVID19, outubro 2021).


Esse novo momento mexe também com os desejos de consumo. As compras necessárias têm dado espaço a compras mais espontâneas, que refletem a vida que queremos resgatar, construir e viver. E é neste contexto que o brasileiro começa a temporada de compras.

Como se comunicar com seu público consumidor nesse novo contexto?

Abaixo, alguns caminhos.


Esteja presente em diferentes canais e momentos

Não se trata mais da sua marca estar online ou não.

As marcas devem estar presentes e atender a esse consumidor omnicanal onde ele ou ela preferir. O mais importante é satisfazer as necessidades que eles têm naquele momento, oferecendo conveniência e boa experiência independentemente do canal.


Entendendo o consumidor zigue-zague

A omnicanalidade não é mais novidade. Cada vez mais os consumidores “andam” pelos ambientes digital e físico em busca de compras.

E são essas possibilidades que permitem que o consumidor possa ziguezaguear entre as ofertas. Mas como as marcas podem se manter relevantes durante toda a temporada?


A resposta está em apostar na presença constante. Um dos legados da pandemia foi a grande digitalização de brasileiros. Depois de experimentar novas maneiras de fazer compras (e ter uma boa experiência), os consumidores agora têm novos hábitos, usando o melhor que cada tipo de canal tem a oferecer.

É dessa dinâmica de consumo que sua marca deve fazer parte.


Por que os clientes preferem um canal específico:


Compras online

  • 63% Preços melhores.

  • 57% Entregas grátis.

  • 39% Comprar a qualquer hora.

  • 35% Produtos internacionais.


Compras em lojas físicas

  • 54% Ver ou provar os produtos.

  • 49% Compra imediata.

  • 36% Facilidade de troca.

  • 31% Evitar questões de entrega.

(Fonte: Euromonitor The Future os Rentail in Brazil, abril 2021)


Hoje, os brasileiros fazem buscas online e verificam a disponibilidade dos produtos antes de ir à loja, mas finalizam suas compras presencialmente. Não à toa, 89% do total das vendas no país ainda são feitas offline.

  • 42% Estão fazendo a maioria das compras online.

  • 52% Evitar questões de entrega.


Esse hábito de procura online e compra presencialmente é intensificado nas sazonalidades, momentos que continuam sendo grandes impulsionadoras de tráfego em loja.

E, neste ano, já apresentam números positivos, comparados aos dois últimos anos:


Semana do Dia das Mães

+19% mais navegações X o mesmo período em 2019.

Semana do Dia dos Namorados

+26% mais navegações X o mesmo período em 2019.

Semana do Dia dos Pais

+25% mais navegações X o mesmo período em 2019.


(Fonte: Dados internos Waze, 2021).



Por que sua marca deve marcar presença no momento do deslocamento?

Hoje, muitas compras começam no digital e acabam nas lojas físicas – estar presente na hora do deslocamento pode fazer toda a diferença não apenas para fechar o ciclo de compras e trazer conteúdo relevante em um momento importante de decisão, como também para fazer parte, especialmente esse ano, desse recomeço de rotina mais espontâneo e gerar conexões com o consumidor que está fora de casa.



Fonte: https://www.thinkwithgoogle.com