As cores são fundamentais para uma comunicação eficiente.
Cores análogas são as que estão do mesmo lado do disco cromático (como o verde e o azul) e as cores complementares são as que estão em oposição no círculo (como o vermelho e o azul).
Ok, mas o que isso significa?
Significa que para a criação de qualquer projeto gráfico (do caseiro ao mais profissional) precisamos estudar como manejar as cores, ou seja, como tirar proveito desses atributos: análogas e complementares.
Para isso, o BlogEllera deixa duas referências:
O livro A Psicodinâmica das Cores em Comunicação – Modesto Farina / Clotilde Perez / Dorinho Bastos. Este livro tem um redação bem acessível para leigos e é um livro elementar para profissionais de comunicação, portanto, recomendo a todos. Um link da Adobe em que é possível se testar as cores em tempo real e perceber quais combinações funcionam melhor dentro de um determinado trabalho (ou briefing).
Não foi à toa que coloquei o livro primeiro. Com a leitura dele, será muito mais fácil utilizar o link da Adobe. Contudo, não é imprescindível (dá para usá-lo de modo intuitivo).
Segue o link:
Comments