top of page

BLOGELLERA

Foto do escritorLorenzo Ellera

Teu negócio está se preparando para o FIGITAL?

Com a inflação de produtos digitais, muitos negócios entraram para o universo on-line sem nenhuma estratégia ou planejamento, simplesmente colocando seu catálogo de produtos na web (como nos primórdios do e-commerce, nos anos 90).



Acontece que sem uma verdadeira estratégia voltada, especificamente, para os negócios digitais, as organizações acabam tendo apenas uma lista de desejos para vender mais... (muito além das necessidades deste momento).


Estamos entrando na era do FIGITAL, segundo Silvia Meira, que é uma articulação do FÍsico, “que passa a ser habilitado, aumentado e estendido pelo diGITal, ambos orquestrados no espaço sociAL – na convivência.

E isso se dá em tempo (quase) real; quando os usuários começaram a migrar para o mundo FIGITAL, especialmente de 2010 pra cá, passou a ser imperativo e não mais alternativa, para as empresas, descobrir alguma intersecção contundente entre o físico e o digital.”


Pois uma parte significativa dos comportamentos de todos os agentes do mercado (de trabalhadores a clientes) passou a começar suas jornadas de compras quase sempre no mundo digital.


E ainda temos a chegada do 5G, que vai permitir, por exemplo, que “todos os sinais de trânsito, ambulâncias, ônibus, geladeiras, câmeras, alarmes e portas ao seu redor sejam interligados”. Criar modelos de negócios, neste novo contexto, é uma oportunidade única e gigantesca.


Com as coisas conectadas, a fábrica poderá receber feedbacks dos produtos durante o uso (sobre hábitos e funcionalidades), trazendo insights para inovações incrementais e disruptivas (o modelo C2M – cliente-to-manufacturer).


E o que podemos fazer hoje em relação a esses novos cenários? Eu sugeriria começar a pensar a experiência do usuário em um sistema omnichannel para dar o primeiro passo ao FIGITAL.

Partindo da premissa de que, mais do que nunca, o cliente inicia a sua pesquisa por produtos e serviços na internet é fundamental que os empreendedores comecem a entender, estudar e compreender os conceitos da Experiência do Usuário em Produtos Digitais.


Você já está se preparando para isso?


Quer saber mais sobre UX (Experiência do Usuário) e caminhos para atrair e reter clientes?

Conheça nossos cursos de UX / Design Thiking.


Fonte: Silvio Meira, 2020. (https://silvio.meira.com/silvio/21-anotacoes-sobre-2021/)

Comments


Ícone do WhatsApp
bottom of page