BLOGELLERA

Por que o UX é essencial?


O autor do best seller The Content Code, Mark Schaefer, acredita que a empresa mais humana ganhará a corrida em busca da atenção do cliente, em meio ao mar de informação no qual vivemos.



“Na verdade, a abordagem de personas que eu adoto na comunicação sincronizada vem da tecnologia. Cada novo produto tecnológico é criado com base em personas, que são os usuários que potencialmente vão utilizar estes produtos.”


“Mais do que falar para a sua audiência, trata-se de ouvir e conversar com ela.” Mark Schaefer.

E, para que isso aconteça, as empresas precisam se colocar no lugar do cliente, do usuário.

O marketing de conteúdo surgiu nesse contexto e toda a produção de conteúdo está baseada em personas.


Os designers de experiência de usuário, ou UX designers, são os caras que conectam a necessidade verdadeira dos usuários com a entrega dos produtos tecnológicos.

Eles observam cada detalhe da jornada dos usuários através da criação de personas combinadas a metodologias de avaliação, como testes com usuários e análise de dados gerados pelo uso, além de outras técnicas em diferentes etapas, em sites ou aplicativos para definir como deve ser feito o produto tecnológico em questão.


E essa matéria é cada vez mais norteada pelos dados, pelas métricas e as empresas precisam se dar conta de que Experiência do Usuário é muito, muito mais do que um site estiloso, rápido e responsivo.

Em 1995, Alan Cooper criou o conceito de personas para o desenvolvimento de software.

Ao criar personagens fictícios para representar o perfil médio de clientes da Seagent, os próprios desenvolvedores começavam a se referir, naturalmente, a elas por um nome/apelido.


Personificar fez com que os desenvolvedores, que raramente têm contato com os clientes, se colocassem no lugar de usuários leigos e fizessem softwares mais amigáveis.


Aqui é uma das chaves da Experiência do Usuário, entender o comportamento da sua persona (ou do seu cliente ideal) e procurar trazer uma vivência durante a usabilidade que seja compatível com a rotina, jornada dessa pessoa.

No UX existem parâmetros e meios para se fazer esse trabalho que eliminam ruídos ou fricções durante o uso ou na jornada de compra em produtos digitais.


Quer saber identificar problemas de UX no seu produto digital (site/aplicativo/e-commerce)?


Conheça o nosso curso Marujo – Desbravando os mares de UX.

Ele é direcionado para empresários (leigos) e iniciantes em UX.

Fonte: http://blogrp.todomundorp.com.br/2016/10/origem-das-personas/