O autor do best seller The Content Code, Mark Schaefer, acredita que a empresa mais humana ganhará a corrida em busca da atenção do cliente, em meio ao mar de informação no qual vivemos.
“Na verdade, a abordagem de personas que eu adoto na comunicação sincronizada vem da tecnologia. Cada novo produto tecnológico é criado com base em personas, que são os usuários que potencialmente vão utilizar estes produtos.”
“Mais do que falar para a sua audiência, trata-se de ouvir e conversar com ela.” Mark Schaefer.
E, para que isso aconteça, as empresas precisam se colocar no lugar do cliente, do usuário.
O marketing de conteúdo surgiu nesse contexto e toda a produção de conteúdo está baseada em personas.
Os designers de experiência de usuário, ou UX designers, são os caras que conectam a necessidade verdadeira dos usuários com a entrega dos produtos tecnológicos.
Eles observam cada detalhe da jornada dos usuários através da criação de personas combinadas a metodologias de avaliação, como testes com usuários e análise de dados gerados pelo uso, além de outras técnicas em diferentes etapas, em sites ou aplicativos para definir como deve ser feito o produto tecnológico em questão.
E essa matéria é cada vez mais norteada pelos dados, pelas métricas e as empresas precisam se dar conta de que Experiência do Usuário é muito, muito mais do que um site estiloso, rápido e responsivo.
Em 1995, Alan Cooper criou o conceito de personas para o desenvolvimento de software.
Ao criar personagens fictícios para representar o perfil médio de clientes da Seagent, os próprios desenvolvedores começavam a se referir, naturalmente, a elas por um nome/apelido.
Personificar fez com que os desenvolvedores, que raramente têm contato com os clientes, se colocassem no lugar de usuários leigos e fizessem softwares mais amigáveis.
Aqui é uma das chaves da Experiência do Usuário, entender o comportamento da sua persona (ou do seu cliente ideal) e procurar trazer uma vivência durante a usabilidade que seja compatível com a rotina, jornada dessa pessoa.
No UX existem parâmetros e meios para se fazer esse trabalho que eliminam ruídos ou fricções durante o uso ou na jornada de compra em produtos digitais.
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