top of page

BLOGELLERA

O professor será ainda mais fundamental no século XXI.



Segundo Alex Beard, um ex-professor que largou a docência para viajar pelo mundo e descobrir as formas mais inovadoras de educação que estão rolando na Terra, ensinar será o trabalho mais importante do século XXI.

Estamos vivendo uma era em que os recursos da Terra estão acabando, estamos ficando sem nada. E a única coisa que é ilimitada, o único recurso ilimitado que temos, é a inteligência humana, a engenhosidade humana, nossa capacidade de resolver problemas.

Os professores são aqueles que cultivam esse potencial humano. Assim, creio que ensinar será o trabalho mais importante do nosso século.

No entanto, a maioria das escolas ainda permanece no passado (em métodos e conteúdo). Estamos treinando os alunos para empregos e profissões que os robôs poderão realizar no futuro.


E, com o domínio da tecnologia no trabalho (inclusive em profissões complexas como engenharia, medicina, direito, design), precisamos ensinar aos alunos como humanizar operações, relações comerciais e usar a empatia como diferencial (pois as máquinas não terão esse sentimento, ao menos nas próximas décadas).


Por isso, devemos transformar o professor em uma das pessoas mais importantes da sociedade, para lhe dar autonomia e fortalecer a inovação nos meios e nas abordagens na docência, com vistas a formar alunos que possam pensar e criar com desenvoltura, mas, principalmente, pensar em como melhorar a sociedade e a relação com o meio ambiente.

Um abraço do Ellera.



Comments


Ícone do WhatsApp
bottom of page