Pessoal, alguns insights do Think With Google para guiar qualquer ação de comunicação nas organizações.
Vamos lá:
1) O lance é juntar criatividade com os dados.
"A intersecção entre ingenuidade e sabedoria é um lugar muito interessante. Se tiver só ingenuidade, você acaba fazendo muitos vídeos sobre gatos. Se tiver só sabedoria, você acaba tomando decisões baseadas unicamente em dados. A criatividade produtiva reúne o melhor desses dois comportamentos".
Ou seja, o lance é juntar informação de qualidade com criatividade.
– Sam Connif para o Think with Google UK
2) Use dados para romper estereótipos
O que as mulheres brasileiras estão assistindo no YouTube? Analisar esse tipo de conteúdo foi uma forma de descobrir sutilezas que, de modo geral, costumam ficar de fora dos planos de mídia dos profissionais de marketing. Marcella Campos, Head of Marketing do YouTube Brasil, conta algumas descobertas dessas análises.
"Usar dados é uma maneira de quebrar estereótipos. Quais são os assuntos mais buscados pelas mulheres no YouTube? Engana-se quem pensa em clichês como maquiagem, dicas de decoração ou culinária. Igualdade de gênero, direitos da mulher e atividades saudáveis surgem com força, assim como privacidade na Internet, religião, novos formatos de família, empreendedorismo e economia criativa".
– Marcella Campos para o Think with Google Brasil
3) Narrativas inclusivas não são apenas a coisa certa a ser feita: as pessoas respondem mais a elas.
As mulheres têm espaço nos anúncios do YouTube? Para entender melhor os números relacionados à representatividade entre homens e mulheres na plataforma, O Think with Google U.S. e o Instituto Geena Davis coordenaram um estudo global abrangendo 2,7 milhões de peças.
"O público responde à narrativa inclusiva. No YouTube, anúncios com pelo menos um número proporcional entre personagens mulheres e homens renderam 30% mais visualizações do que outros vídeos. A lição que podemos tirar disso é que quando os anunciantes pensam em representatividade, as pessoas assistem e costumam responder positivamente a isso".
– Geena Davis para o Think with Google U.S.
4) Vale a pena medir a eficiência de uma campanha na fase do briefing.
Um dos maiores desafios para os profissionais de marketing é entender como criar anúncios estratégicos e eficientes para o YouTube. No Think with Google Europa do Norte, alguns líderes do setor contam como se planejam para obter resultados surpreendentes.
"Não espere o fim da campanha para avaliar a eficiência dos anúncios. Geralmente esse tipo de avaliação acontece tarde demais. As marcas precisam entender e comunicar as metas de negócio especialmente na hora do briefing. Junto a isso, adicione métricas e criatividade que vêm da própria plataforma e do público. Esses três passos são fundamentais".
– Cecilia Steenberg Forsberg, Global Head of Agency, H&M.
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Um abraço do Ellera
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