Elimine cadastros
A possibilidade de vender sem a necessidade de cadastro é um atalho para impulsionar seu e-commerce. Segundo um relatório do Instituto Baymard, “35% dos carrinhos são abandonados quando o site obriga o usuário a se cadastrar para concluir a compra”.
Retire campos desnecessários de formulários
Quando o usuário tiver que, realmente, preencher algum cadastro (uma matrícula em um curso, por exemplo), deixe apenas os campos estritamente necessários.
Um terço dos carrinhos de compra são abandonados por causa dos formulários longos e complexos.
Não alopre seu cliente com conteúdo em excesso e desorganizado
Aqui o papo é esforço cognitivo: quanto maior o esforço mental (inconsciente) para encontrar a informação desejada, maior a probabilidade de o usuário interromper a navegação.
A recomendação principal é: destaque as categorias de produtos da sua empresa colocando-as acima da dobra da página; assim, fica mais fácil para o usuário encontrar aquilo que a empresa tem a oferecer.
A homepage do site ou aplicativo é a página mais preciosa: por esse motivo, existe uma tendência equivocada de querer colocar ali absolutamente todo tipo de informação e conteúdo.
Se ligue: o lance é ser muito criterioso na elaboração da home, afinal, ela é o começo de tudo!
Cuidado em cada detalhe no desempenho do site
“Eu desistiria de comprar em um website ou app por conta de bugs na tela, esses erros que ficam me trazendo informações equivocadas ou me ‘empurrando’ para outros lugares.” (Relato de um usuário, segundo o Think With Google).
Há um conjunto de três métricas que se chama Core Web Vitals.
Elas olham, basicamente, para carregamento, interatividade e estabilidade.
Essas métricas funcionam como se fossem indicadores de “saúde” do site. Por que é importante olhar para elas?
Quanto mais rápido um site carrega, maior a retenção de usuários e o volume de conversões.
Para se ter uma ideia, caso um site demore entre 3 e 5 segundos para carregar, a probabilidade de desistência do usuário é de 90%.
Parece pouco quando a gente fala 3, 5 segundos, mas, olhando para uma tela carregando, esses 3 segundos ganham uma proporção muito maior.
Uma melhoria de 0,1 segundo no carregamento dos sites que participaram da pesquisa aumentou as conversões em 8,4%.
Quanto mais rápido um site carrega, maior a retenção de usuários e o volume de conversões.
Uma imagem vale mais do que 1000 anúncios
As telas pequenas dos celulares prejudicam muito a nossa capacidade de interagir; então, a possibilidade de ampliar as imagens dos produtos é fundamental no mobile.
Parece óbvio, mas aquele a pesquisa da Baymard detectou que 40% dos sites não suportavam qualquer tipo de interação com as imagens dos produtos.
Imagine não conseguir ampliar, visualizar em outros ângulos…
A recomendação aqui é que sejam inseridas imagens do produto, de alta qualidade e resolução, em todos os ângulos possíveis e diferentes, além do zoom, para dar maior nitidez.
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